quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Notícias Paulistas I

Olá pessoal! Aqui vai o primeiro testamento!

Bem, coisas não faltam por dizer. Se calhar devo começar por descrever o subúrbio (embora ainda considerado um dos bairros de São Paulo) onde estou a viver. É realmente uma BAGUNÇADA!!!! Vivo numa pequena travessa que sai de uma avenida gigante, a Pereira Barreto, numa casa com consideravelmente menos condições que a nossa. Aliás, a minha vida em Lisboa é de luxo!! Mas aguenta-se e aprende-se a dar valor a certas coisas. A senhora dona da casa é divorciada e tem três filhos: um de 12 e outro de 22 que vivem com ela, e uma de 24 que vive com o pai. Apesar de se notar mazelas de uma vida de depressões e problemas de saúde, a senhora é muito afável e tem boa conversa, para além do mais preocupa-se imenso comigo pelo que lhe pesa a responsabilidade.

Então, São Paulo tem principalmente 3 zonas: São Paulo centro, São Caetano que é onde fica a gente fina, Santo André e São Bernardo do Campo. Eu vivo praticamente na fronteira entre os dois últimos. Fora os sítios de gente fina, estes bairros não têm planeamento urbanístico nenhum, e eu digo NENHUM! Lisboa ao lado disto parece Viena de Áustria! Existem tantos stands de carros novos e usados como tampas de esgoto, bem, talvez até mais! São Paulo tem uma população superior à população inteira de Portugal e a sua grande maioria circula de carro, é a LOUCURA!!! Metro não existe pelo menos por estas bandas, e cada bilhete de autocarro custa-me 2,35R. Para ir de casa para a faculdade apanho primeiro um troleibus na Av. Pereira Barreto que vai até ao terminal de São Bernardo (junto à Prefeitura), e depois, atravessando um jardim, apanho um ´amarelinho´ que me deixa na porta da faculdade.

O Campus é muito giro! Sendo inaciano tem uma capela e até ensinam religião e moral como cadeira obrigatória (!). Estou a estagiar (supostamente!) no edifício de informática que é o mais recente. O escritório é no 5º andar, mesmo por cima da reitoria. Trata-se de uma sala com vários biombos a fazer gabinetes e eu posso ficar no do meu coordenador, mesmo ao lado da janela tendo assim uma vista desafogada sobre árvores, casas, prédios e favela (que também faz parte do encanto!).

Neste entretanto estou à espera que apareça o coordenador para, juntamente com os outros professores se decidir o que poderei fazer dentro do que me interessa mais. Mas ontem já tive oportunidade de falar com o professor coordenador uns minutos interrompidos constantemente pelo reboliço do início das aulas na faculdade. Então não é que o senhor conheceu e o meu coordenador de curso em Nashville há pouco tempo atrás?? O mundo é realmente um penico! Então ele me disse que era - ah! ia esquecendo! já quase penso em brasileiro, só não falo porque acho ridículo, mas isto entra muito facilmente... só espero não começar a dar calinadas depois quando voltar para Portugal, como eu ia dizendo, ele disse-me que era importantíssimo para mim viajar, conhecer a cultura brasileira, por isso não pôs entraves nenhuns a que eu fosse passar aquele fim-de-semana ao Rio e mais, disse-me que se eu estivesse interessada, ele tem uma filha de 20 e poucos anos e que quando fossem passar o fim de semana à casa dele em Santos, que ele me poderia levar também e assim conhecer a filha dele e visitar a cidade!!! Mas o coordenador disse também que queria que eu saísse de aqui com a sensação que realmente me enriqueci profissionalmente por isso também julgo que vou ter de trabalhar e bem. Ah! Já tenho uma visita marcada à fábrica da Mercedes (de camiões).

O resto dos professores aqui do departamento são uns porreiros. Houve até um deles de mecânica que me pagou ontem o almoço. Tudo muito bem disposto e relaxado. Avisaram-me logo que eu não tinha de cumprir as 8 horas diárias e até me perguntaram qual era o horário que eu preferiria fazer, eu respondi que claramente queria fazer o horário de toda a gente: das 8h às 17h! Por isso aqui madruga-se e terei de acordar todos os dias às 6.30, ah vida dura!

Amanhã chega o rapaz da Rep. Checa que vai ficar comigo em casa. Ele vai fazer um estágio em Engenharia Mecânica enquanto que eu estou na área de Engenharia da Produção. Vem também um italiano para mecânica mas não vai ficar na mesma casa.

Por enquanto não se me ocorre dizer mais nada. Perguntem tudo o que vos apetecer e então talvez me lembre de um ou outro detalhe que valha a pena mencionar.
Ah! Se alguém quiser vir, venha na primeira semana de Outubro porque tenciono ficar a dormir mesmo em São Paulo num sítio qualquer, ou voltar ao Rio de Janeiro ou ir visitar outros pontos de interesse. Os transportes são muito complicados e ainda não descobri como se vai para São Paulo. O meu quarto é grande, eventualmente poderia receber-vos, mas acredito que vocês não fossem gostar :)
Beijas, abraços e divirtam-se muito!

Sem comentários: